Experiência do usuário como um diferencial competitivo dos ISPs

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Um dos principais motivos para a expansão do mercado de ISPs é o aumento da demanda por conexões mais rápidas e eficientes. Com uma perspectiva de crescimento muito positiva, é necessário que as empresas invistam em experiência do usuário para conseguir atingir um diferencial competitivo no mercado. Para isso, os ISPs precisam focar na jornada do consumidor, garantir um suporte de qualidade e oferecer um produto diferenciado.

O aumento das ofertas de streaming e dos serviços disponíveis no mundo digital (como jogos online, aplicativos financeiros, automação residencial, entre outros), nos fez observar que a internet é um recurso indispensável na rotina das pessoas, o que significa que os consumidores estão sempre em busca de ferramentas mais confiáveis e com o melhor custo-benefício, seja para trabalhar, jogar online, assistir filmes via plataformas de streaming, etc. 

Mas como um ISP consegue investir na experiência do consumidor? 

Vamos lá. O primeiro passo é entender o papel da experiência do consumidor do mercado de ISPs. Com tantas soluções e ferramentas disponíveis no mercado, os consumidores agora contam com uma ampla gama de opções para o fornecimento de internet.

Nesse sentido, podemos entender que a oferta de internet está cada vez mais commoditizada, e a competitividade entre ISPs está cada vez maior, de forma que os consumidores têm muita facilidade em encontrar uma empresa que atenda às suas necessidades básicas de consumo.

Porém, ao mesmo tempo que esse tipo de oferta é muito fácil de ser encontrada, vemos que muitas dessas empresas não fornecem um produto que esteja de acordo com as expectativas do consumidor. Isso acontece, principalmente, porque mais do que apenas um serviço veloz, com um custo atrativo e eficiente, os consumidores também querem contar com uma solução, que garanta que a utilização dos principais recursos seja a melhor possível. Isso significa que os consumidores não aceitam lentidão, dificuldade para abrir páginas, travamentos, problemas para assistir streaming e vídeos em tempo real, entre outros problemas. 

Cabe ao ISP oferecer um produto completo e altamente eficiente para os seus consumidores. Quanto melhor for o seu produto, melhor será a vivência e a fidelização dos seus usuários. Mas como alcançar esse patamar?

Investindo na experiência do usuário

O Quality of Experience, ou qualidade de experiência, é um índice utilizado para medir a satisfação do usuário perante a experiência proporcionada pela sua marca. E esse índice está diretamente relacionado com a qualidade do serviço entregue, uma vez que os consumidores esperam uma entrega de serviço superior dos seus provedores de internet.

Para te ajudar a alcançar um diferencial competitivo no mercado e garantir o maior crescimento possível para o seu ISP, separamos algumas dicas que vão contribuir para a otimização da experiência do seu usuário e trazer ainda mais satisfação com a sua marca:

Entregue alta eficiência

Como dissemos, existem muitos ISPs disponíveis no mercado, e é importante que a sua empresa entregue aquilo que o consumidor espera de um serviço desse tipo. Ao realizar a contratação, esse cliente não espera apenas que você entregue um produto de qualidade, afinal esse é o mínimo que o consumidor espera. 

É preciso que haja eficiência desde a contratação até o suporte pós-venda. Diferentemente do que era aplicado no passado, o cliente moderno espera que os seus fornecedores de produtos e serviços tenham dedicação no seu atendimento de ponta a ponta. Nesse sentido, o mercado não quer vendas rápidas: quer vendas de qualidade que, mais do que alcançar as expectativas, consigam surpreender o consumidor. 

Pós-vendas é uma fase essencial

Por mais que o consumidor tenha gostado do seu serviço, falhas no seu atendimento de pós-vendas podem prejudicar definitivamente o relacionamento com a empresa. Nesse sentido vale tudo:

Recolhimento de feedbacks constantes;

Atendimento rápido;

Implementação de protocolos em caso de feedback negativo;

Implementação de gatilhos para conseguir retomar a relação com o usuário;

A empresa precisa disponibilizar canais de atendimento adequados que consigam alcançar o seu consumidor da forma que ele precisa e fornecer todo o suporte para garantir a satisfação com o produto.

Invista na qualidade do seu produto

Não existe nada mais frustrante para o usuário de internet do que ter problemas de conexão em momentos vitais, por exemplo: imagine uma partida decisiva de algum jogo online que seja muito importante para o usuário. Um travamento nesse momento pode fazer toda diferença e pode prejudicar completamente a relação da sua empresa com esse consumidor. 

Além de correr o risco de perder esse cliente, a sua empresa também vai deixar de ser indicada para os amigos e familiares desse usuário, perdendo a melhor publicidade que o negócio pode proporcionar. O avanço dos serviços de streaming trouxe um aumento na exigência de conexões mais rápidas e estáveis, demonstrando para os ISPs quais são os principais pontos de melhoria para alcançar os clientes mais exigentes do mercado. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Roku, cerca de 75% dos brasileiros utilizam serviços de streaming diariamente.

Quando o assunto é se conectar à internet e consumir conteúdos em tempo real, esperar já não é uma opção. Os clientes querem uma resposta rápida e eficaz diante de qualquer solicitação no mundo digital. Desta forma o ISP precisa estar bem conectado aos principais conteúdos que são acessados diariamente por seus clientes, exigindo assim uma estratégia de peering eficiente.

Para te ajudar nesta estratégia e a agregar ainda mais qualidade para os seus produtos e serviços de internet, a CDN Star tem a solução ideal para te ajudar a alcançar a qualidade de experiência que o seu usuário tanto exige, sem problemas de lentidão, travamentos ou problemas de conexão. Com a nossa ajuda, você vai conseguir oferecer o melhor produto do mercado e garantir cada vez mais satisfação para os seus clientes.