O mercado de internet no Brasil cresce há muitos e já apresenta uma ótima penetração nos lares brasileiros. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, 90% dos lares brasileiros já têm acesso à Internet. Contudo, vivemos em um país de imenso território, que apresenta grandes desafios de infraestrutura de telecomunicações e que durante muitos anos impactou a qualidade na oferta de serviços de internet para o consumidor final. Em contrapartida, este desafio trouxe também muitas oportunidades para os provedores regionais de internet, que investiram na construção de redes metropolitanas e avançaram na oferta de serviços de internet de qualidade.
Atualmente no Brasil existem mais de 10.000 provedores de internet e juntos eles já representam mais de 50% do Market Share de Banda Larga no Brasil, de acordo com o estudo do Teleco.
Com o crescimento do uso diário de internet, do consumo de streaming e jogos online, o volume de tráfego que passa na rede dos provedores de Internet cresceu muito rápido nos últimos anos. Isto trouxe uma contínua necessidade de investimentos em infraestrutura e serviços que podem impactar o valor ofertado ao cliente final. Em contrapartida, com a crescente demanda por serviços de internet, novos ISPs são criados aumentando consideravelmente a competição, gerando assim uma pressão não só por um serviço de qualidade como também por preços mais acessíveis.
Mas como esses provedores podem entregar qualidade com redução de custos?
Buscando o seu diferencial competitivo no mercado
Para se manter competitivo no mercado, os ISPs precisam encontrar ferramentas e soluções que ajudem a entregar maior velocidade, mais qualidade e um excelente custo-benefício para os seus usuários. Para que isso seja possível, é importante entender o comportamento do seu cliente online e quais conteúdos são mais acessados por eles.
Seja no trabalho, com reuniões online, acessando ferramentas de colaboração, diferentes aplicações de vendas, marketing, financeiro etc, ou em casa assistindo sua série favorita, jogando online ou fazendo compras num e-commerce, o cliente espera ter uma internet de alta capacidade, intermitente e que carregue qualquer conteúdo quase instantaneamente.
Com isso os ISPs precisam identificar e buscar formas de otimizar o acesso a todos esses diferentes conteúdos que são acessados diariamente pelo seu cliente. Além disso, precisam também garantir que o acesso seja feito com a menor latência possível para garantir assim o rápido carregamento de um website, de um vídeo ou mesmo garantir a rápida execução de um jogo online. Tudo isso, tomando cuidado para não extrapolar custos que possam impactar os preços para o cliente final.
Escolhendo a solução correta
Escolher a melhor solução para sua empresa precisa ser uma tarefa pensada estrategicamente com base nas necessidades do negócio. Por conta disso, é necessário levar em conta alguns fatores, como:
Interesse de tráfego: antes de mais nada é preciso entender em detalhe como está o tráfego da sua rede, qual o volume e quais os seus objetivos quanto ao crescimento e desempenho da rede.
Estratégia de Interconexão: seja por trânsito IP, conexão com pontos de troca de tráfego, soluções de peering confinado ou PNI (private network interconnection) os ISPs precisam planejar e definir estratégias híbridas de interconexão que consigam entregar conexões diretas e com baixa latência para os conteúdos mais acessados, com custo acessível e transparente.
Conectividade e segurança: é importante que a(s) solução(ões) escolhida(s) consigam entregar acesso à maior parte (ou todos) dos conteúdos mais acessados, evitando assim a contratação de diversos provedores de serviço. Além disso, priorize conexões privadas que trazem mais segurança e diminuem a possibilidade de ataques à rede.
O que os consumidores esperam dos ISPs
O principal ponto a ser abordado aqui é a qualidade. Como vimos o cliente passa cada vez mais tempo online e com isso fica mais exigente. Com isso, a responsabilidade do ISP em entregar um serviço de qualidade e com um preço acessível torna-se cada vez mais maior.
A CDN STAR ajuda os ISPs a diversificarem sua estratégia de Interconexão oferecendo acesso direto e privado a diferentes tipos de conteúdo como plataformas de streaming, IPTVs, jogos online, CDNs e acesso às principais redes de telecom. Um dos diferenciais é que o ISP paga somente pelo que usar, sem surpresas ou garantias mínimas de tráfego. Com isso, os ISPs conseguem otimizar sua estratégia de peering, reduzir latência e melhorar os custos de conectividade.
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