A importância da experiência do usuário no mundo digital

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Com o avanço do mercado digital e a mudança de postura dos consumidores online, a experiência do usuário ou do consumidor se tornou um fator de extrema importância para os negócios. Isso porque os clientes passaram a apresentar uma demanda maior não só pela qualidade produto/serviço, como também pela experiência em todo ciclo de vida do produto/serviço, fazendo com que as empresas iniciassem uma busca contínua por criar diferenciais.

Atualmente os consumidores não esperam mais apenas bons preços e qualidade de atendimento. É preciso que a empresa entregue um desempenho superior e, principalmente, que atenda às necessidades dos usuários de forma imediata e eficiente, atendendo às suas expectativas quanto ao produto ou serviço que está sendo oferecido.

O que  é a experiência do usuário?

A experiência do usuário é um fator que engloba diversos pontos de interação da marca com cliente, se iniciando desde o primeiro contato do produto ou serviço, e indo até o atendimento de pós-venda e suporte. Essas etapas estão inclusas no que chamamos de jornada de compra. 

Por exemplo: em uma loja virtual, a principal intenção da empresa deve ser que o usuário sinta segurança para realizar a sua compra da maneira mais simplificada possível. Para que isso aconteça, é necessário que a loja forneça um site responsivo e de fácil utilização, permitindo que o cliente consiga passar pela jornada de forma tranquila.

Se toda essa experiência for positiva, maior será a possibilidade desse cliente indicar o seu produto ou serviço para os seus amigos, colegas e familiares. E isso vale igualmente para a experiência desse consumidor com relação ao produto ou serviço contratado. Antes da sua efetiva compra, esse usuário estabelece expectativas quanto ao desempenho, funcionamento e benefícios entregues, e espera que não haja frustrações.

No caso dos provedores de internet, investir na experiência do usuário garante a entrega de mais qualidade no serviço prestado e garante maior fidelização de clientes. O mercado está cada vez mais competitivo, sendo necessário contar com ferramentas e soluções que ajudem a melhorar a qualidade dos serviços e entregar soluções mais eficientes para os usuários, principalmente quanto à qualidade do que é oferecido. Um exemplo disso é a CDN Star. Clique aqui para descobrir o que ela pode fazer pelo seu negócio.

A nova demanda do mercado

Como vimos acima, a demanda do mercado mudou muito com o decorrer do tempo e os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto aos produtos e serviços contratados. Isso acontece, principalmente, por conta do aumento da concorrência. Com mais ISPs no mercado, se torna necessário encontrar formas de se destacar e entregar cada vez mais qualidade para o usuário.

 O consumidor moderno não espera apenas que aquilo que a empresa oferece seja de qualidade: é necessário fornecer um atendimento completo que não só atenda às expectativas, como também as supere.

Investir em experiência do usuário em ISPs é uma das melhores estratégias de marketing que uma empresa pode implementar. Quanto maior for o nível de satisfação do cliente, maiores serão as chances da sua marca se propagar e alcançar a popularidade esperada.

Quando o assunto é internet, existe uma grande demanda por conexões mais rápidas e eficientes. Uma vez que o consumo online tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, os ISPs têm papel fundamental em garantir que a experiência online seja a melhor possível, garantindo conexões seguras, estáveis e rápidas.

Sabemos o quanto pode ser incômodo e frustrante ter problemas de conexão, seja para jogos online, streaming de filmes e músicas, acompanhar sites, entre outros. É imprescindível que a internet que utilizamos entregue qualidade e segurança, sem travamentos e lentidão.

O valor da personalização da experiência do usuário

Melhorar a experiência do usuário nos provedores de internet e demais empresas não é uma tarefa tão desafiadora como muitos negócios pensam. É imprescindível que os gestores pensem primeiramente como o seu consumidor está reagindo e qual a sua resposta àquilo que é oferecido. Nesse sentido, a qualidade é a lei. 

Personalizar a experiência do usuário permite que a empresa tenha mais chances de se destacar no mercado e garantir um melhor posicionamento competitivo. Para que isso seja possível, é necessário identificar quais são as principais insatisfações e conseguir implementar medidas voltadas para a melhoria do desempenho e da satisfação dos consumidores.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a melhorar a experiência do seu usuário e agregar ainda mais valor à sua marca:

Atendimento mais eficaz

As empresas precisam ter uma preocupação constante sobre como é feito o contato com seus consumidores desde o início da jornada até a efetiva contratação. Os consumidores precisam ser bem recepcionados pela marca, de forma que se sintam valorizados e acolhidos mesmo depois da compra.

Também é preciso que a empresa forneça todas as ferramentas e suporte necessários para  que esse usuário consiga extrair todo o desempenho do produto que foi contratado, de forma a conseguir extrair o desempenho esperado. 

Como consumidores, sabemos que somente a possibilidade de precisar entrar em contato com empresas prestadoras de serviço é algo visto como negativo. Essa cultura precisa ser desmistificada e transformada através de um serviço de qualidade e um atendimento personalizado e otimizado.

Equipe altamente capacitada

Contar com profissionais mais capacitados vai garantir que os serviços sejam prestados com excelência e de acordo com aquilo que o usuário espera. Quando falamos de capacitação de equipe, falamos desde o profissional responsável pelas vendas dos produtos e serviços, até o profissional de suporte que vai auxiliar os usuários em caso de algum problema. 

É Importante que, em toda jornada de consumo vivenciada pelos clientes, a sua empresa conte com profissionais preparados e capacitados que consigam entender e atender às necessidades do consumidor.

Qualidade do serviço fornecido 

Chegamos a um dos fatores mais importantes para a total satisfação do consumidor: a qualidade do produto ou serviço que foi contratado. Afinal, esse cliente não quer ter problemas com o desempenho ou com o produto/serviço entregue. Ele deseja que o que foi entregue seja compatível com as suas expectativas, então quanto melhor for o serviço prestado pela empresa, maiores serão as chances de fidelização e satisfação desse cliente.

No mundo dos ISPs, é necessário entregar velocidade, estabilidade e qualidade para que o cliente consiga realizar todas as tarefas que necessita. Independentemente do porte da empresa, é essencial que aquilo que é oferecido seja compatível com as melhores soluções disponíveis no mercado.

Pensando nisso, é de extrema importância que o provedor de internet tenha em mente quais são as expectativas do consumidor e, a partir disso, estabeleça recursos e ferramentas voltados para a otimização da sua jornada e experiência de consumo. No mercado atual, ganha quem fornece a melhor solução para atender às demandas do cliente, de forma que, quanto melhor for o seu produto, melhor será o seu posicionamento competitivo no mercado.

A maior parte das queixas com relação aos serviços de internet se refere à velocidade entregue e qualidade de experiência do cliente. Nesse sentido, contar com o serviço da CDN Star vai permitir uma conexão ágil e dinâmica junto às principais plataformas de streaming, jogos online, empresas de Telecom, IPTVs e muito mais. Tudo isso com um excelente custo-benefício e economia de recursos. Essa ferramenta pode te ajudar a melhorar a sua estratégia de peering e entregar uma solução de qualidade para o consumidor.

Através da CDN STAR, os ISPs conseguem diminuir de forma eficiente a distância do seu cliente com o conteúdo que ele está acessando, tornando a experiência mais fluida e sem interrupções. Entregar esse nível de desempenho para os usuários impacta positivamente a qualidade do serviço disponibilizado sem impactar nos custos da operação, tornando esta uma excelente oportunidade ao ISP que quer buscar maior qualidade com o melhor custo-benefício.

Jornada de consumo X valor da marca

Podemos ver ao longo deste artigo que o valor da sua marca está diretamente relacionado com a jornada de consumo do seu usuário. É necessário que este consumidor veja durante todas as etapas da jornada como a sua marca pode se diferenciar da concorrência, tanto pela qualidade do que é oferecido, quanto pelo suporte fornecido após a contratação.

A vivência do seu consumidor durante todo o contato que ele tem com a sua empresa é o que caracteriza o valor da sua marca e o que determina como será o posicionamento do seu negócio perante a concorrência. Investir na experiência do usuário é mais que necessário: é o melhor que a sua empresa pode fazer para garantir a satisfação e a fidelização dos consumidores.

A CDN Star possui a solução ideal para que o seu ISP consiga melhorar a experiência do usuário e agregar ainda mais valor ao seu negócio. Entre em contato conosco e descubra como!